Com imagens do fotógrafo, cineasta e documentarista paraense Alexandre Baena, a exposição ‘Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos’, inicia na próxima terça-feira, 11 de fevereiro, às 14h, no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal, em Brasília, uma mostra que retrata a festividade realizada todos os anos no mês de setembro, na vila de Alter do Chão, no município de Santarém, no oeste do Pará. A exposição conta com a parceria do deputado federal Henderson Pinto, do senador Jader Barbalho e da Prefeitura de Santarém, uma iniciativa que valoriza os artistas locais e reforça a importância da cultura dos municípios.
O Sairé movimenta o turismo e a economia da região, num universo que reúne as danças, músicas, gastronomia, o rito religioso e a famosa disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. Uma festa que segue atraindo para Alter do Chão, milhares de turistas todos os anos. Depois de Brasília, a itinerância segue para o Paraná, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Pará e Santarém, para ser montada durante a festividade do Sairé em 2025.
‘A proposta é valorizar a nossa cultura, incentivar o turismo e trazer investimentos para a nossa Pérola do Tapajós. A exposição retrata, com uma visão muito particular do Baena, as riquezas que fazem do nosso Sairé um lugar único no mundo, e é isso que será apresentado’, comentou Henderson Pinto.
A mostra de Alexandre Baena remete não só a uma manifestação folclórico-religiosa que louva o Divino Espírito Santo incorporado por elementos da natureza e folclore indígena, mas busca a valorização destes elementos e colocando em foco as particularidades, tendo seus personagens em primeiro plano, esse é o mapeamento da identidade da tradição cultural vibrante dessa celebração que tem uma imersão na cultura Borari e dos povos tradicionais.
“O Sairé é uma festividade que apresenta símbolos tradicionais composta por uma narrativa muito plural e que levo dentro da exposição. Além dos símbolos, há personagens que fazem parte das celebrações, durante o festejo, um grupo seleto é responsável por um momento de conexão com o rito religioso, que transcende o que os olhos podem ver”, observa Baena.
A mostra fotográfica tem o patrocínio da Prefeitura de Santarém, Governo do Estado do Pará através do Banpará, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, com realização MAB Comunicação.
O artista – O fotógrafo e curador da exposição, Alexandre Baena, é publicitário, cineasta e documentarista, atuando no segmento cultural dentro do mercado nacional e internacional. Baena já montou 15 exposições neste processo de itinerância, rodando as cinco regiões brasileiras com suas exposições e sendo recebido em grandes espaços de relevância cultural e turística, como Museus, Palácios, Galerias e Centros Culturais, tendo como base de seu atual trabalho a valorização e divulgação da cultura do Estado do Pará e dos povos tradicionais Paraenses.
Com informações da Ascom/Deputado Henderson Pinto
Fonte: Portal Santarém