Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
MT em Foco
Santarém (PA), segunda-feira, 15 de setembro de 2025 - 16:01
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: Identificação e assistência a vítimas de tráfico de pessoas é tema de capacitação do UNODC em Santarém
Compartilhar
MT em FocoMT em Foco
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MT em Foco > Blog > PODER > Identificação e assistência a vítimas de tráfico de pessoas é tema de capacitação do UNODC em Santarém
PODER

Identificação e assistência a vítimas de tráfico de pessoas é tema de capacitação do UNODC em Santarém

Jeferson Miranda
Última atualização: 03/08/2024 07:39
Jeferson Miranda
Compartilhar
Prefeitura de Santarém colabora com o projeto.
Compartilhar

Entre os dias 1º e 2 de agosto, Santarém foi sede da capacitação multidisciplinar em identificação, referenciamento e assistência a vítimas de tráfico de pessoas. A capacitação foi ministrada pelo  Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, por meio do Projeto Tapajós, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). 

Identificação e assistência a vítimas de tráfico de pessoas é tema de capacitação do UNODC em Santarém

Participaram instituições governamentais –  locais e nacionais –  Poder Judiciário, organizações da sociedade civil e rede local de assistência social, além de representante da seção de tráfico de pessoas e contrabando de imigrantes (HTMSS) do UNODC em Viena, na Áustria. 

A programação incluiu apresentações sobre identificação dos elementos e finalidades que constituem o crime; métodos de recrutamento e formas de exploração mais comuns; indicadores de trabalho escravo; produção de provas; papel das instituições; trauma e saúde mental das vítimas e identificação e responsabilizações dos autores. 

A capacitação contou, ainda, com atividades em grupo, com discussão de estudos de caso e procedimentos de identificação e entrevista simulada de uma vítima de tráfico de pessoas.  

“O tráfico de pessoas é um crime que precisa ser reconhecido para ser enfrentado, mas ainda é invisibilizado em diferentes níveis. Por isso é fundamental que a rede seja capacitada para identificar e atender as vítimas de tráfico, que muitas vezes não se reconhecem como tal, e o Estado seja capaz de investigar e responsabilizar criminalmente os perpetradores”, afirmou Herena Melo, promotora agrária do Oeste do Pará, durante a abertura da capacitação. 

Também compuseram a mesa de abertura a secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; a promotora de Justiça do MPPA, Lilian Braga; e a oficial de monitoramento e avaliação do UNODC, Savia Cordeiro. 

“Com base nos dados coletados, o UNODC tem trabalho com várias instituições para intervir e apoiar não, apenas, as pessoas que estão nessa situação de vulnerabilidade, como, também, a comunidade como um todo ao redor. Será um trabalho de três anos nos municípios de Santarém, Itaituba e Jacareacanga, para o qual nós vamos chamar a Seaster e o MDS para pensar em intervenções e melhoramento de serviços e desenvolvimento alternativo para a região com a participação de parceiros internacionais”, explicou a oficial de Monitoramento e Avaliação do UNODC, Sávia Cordeiro. 

Os painelistas da capacitação foram Alline Pedra, oficial de prevenção ao crime e justiça criminal do UNODC em Viena; Eduardo Serra, procurador do Trabalho (MPT); Andreia Minduca, secretária executiva da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae); José Weyne, auditor-fiscal do Trabalho; Graziela Sereno, psicóloga e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); e Francisco Alan, advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e membro da Comissão para a Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Pará (Coetrae-PA). 

“O projeto Tapajós foi dividido, na verdade, em duas fases. Na primeira fase, o UNODC fez um estudo de prevalência pra identificar fatores de risco, e risco ao tráfico de pessoas, especificamente na região do Tapajós. E aí, com os resultados dessa pesquisa, a gente começa a implementar as atividades. Dentre as atividades, claro, tem uma série de capacitações com toda a rede, tem também o fortalecimento das estruturas, o apoio ao fortalecimento institucional, mas essa atividade, especificamente, é uma capacitação com vários atores da rede local que atuam no serviço social, que atuam na saúde e que atuam na segurança. Então, a ideia mesmo é fortalecer a rede e fazer com que esses vários atores conheçam o tema do tráfico de pessoas, compreendam o que é e como identificar uma vítima de tráfico de pessoas, compreendam os indicadores e consigam trabalhar em rede inclusive no referenciamento. Então, esse é um primeiro de uma série de atividades que vão ter essa perspectiva mesmo de fortalecer a rede de atendimento à vítima de tráfico de pessoas na região do Tapajós,” detalhou Alline Pedra, oficial de prevenção ao crime e justiça criminal do UNODC em Viena. 

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, observou a importância do desenvolvimento do projeto, in loco, conhecendo de perto as situações vivenciadas. 

“Realmente, o caminhar desse projeto, agora já para a parte prática, já para a parte de execução, onde nós vamos qualificar as equipes de assistência social, de saúde, de várias políticas públicas que são executadas no município de Santarém. Agradecemos essa missão e a gente fica feliz sim, não é uma pauta agradável de se tratar, mas é uma pauta que a sociedade precisa realmente estar junta para enfrentar esse desafio. Enquanto assistência social, enquanto executivo, estamos aqui para somar com todos, para que a gente possa continuar realmente avançando cada vez mais nessas novas estratégias, que a gente precisa realmente, juntos, ir desenvolvendo, conhecendo, para que a gente possa fazer atenção e os devidos caminhamentos e fluxos,” avaliou a secretária. 

Desde 2021, o UNODC implementa no Pará o Projeto Tapajós. Sua primeira fase (2021-2023), de pesquisa, teve como objetivo calcular a prevalência de tráfico de pessoas e trabalho escravo no setor do garimpo de ouro. Com base nestas evidências, a segunda fase (2023-26) do projeto prevê a implementação de uma série de intervenções coproduzidas com parceiros locais para prevenção e redução destes crimes, incluindo a proteção às vítimas. 

A capacitação multidisciplinar em tráfico de pessoas é uma atividade realizada no âmbito do mandato do UNODC enquanto guardião da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e os seus protocolos, incluindo o Protocolo sobre Tráfico de Pessoas, conhecido como Protocolo de Palermo, ratificado pelo Brasil em 2004. 

Com informações e fotos de André Picolotto – UNODC 

Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras 

Fonte: Portal Santarém 

 

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Governador Helder e prefeito Nélio entregam a pavimentação da Avenida Dom Frederico Costa, em Santarém
Próximo artigo Prefeitura de Santarém divulga regulamento do XV Festival de Bandas e Fanfarras
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23/09/2024

Achamos que você também vai gostar

PODER

ESTADO E RECEITA FEDERAL FECHAM PARCERIA DE FISCALIZAÇÃO NOS RIOS DO PARÁ

O Governo do Pará e a Receita Federal agora trabalham juntos na fiscalização dos rios da Amazônia. A mais recente…

5 minutos de leitura
PODER

PROJETO DE LEI QUE BENEFICIA PACIENTES ONCOLÓGICOS TEM PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA

A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Saúde, deu parecer favorável ao Projeto de Lei 1785/24 do deputado…

2 minutos de leitura
PODER

Seminário sobre segurança de barragens mobiliza comunidade em Oriximiná

Moradores do Quilombo Boa Vista, localizado no município de Oriximiná, participaram de mais uma edição do seminário orientativo sobre segurança…

2 minutos de leitura
PODER

Pará anuncia nova área de preservação para árvores gigantes, em festival que estimula ação climática e combate à pobreza, em Nova Iorque (EUA)

O governador Helder Barbalho anunciou no sábado, 28, a criação do Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia (PAGAM)…

5 minutos de leitura
MT em Foco

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha