Na manhã desta sexta-feira (23), o município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, recebeu a última etapa da exposição fotográfica “Panorâmica Amazônica”, do fotógrafo Railson Cardoso. O evento foi realizado no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) e contou com a presença do prefeito Jailson Alves, da vice-prefeita Suely Araújo, do secretário municipal de Cultura e Turismo Gonçalo Imbiriba Carneiro Junior, além do vereador Mickael Aguiar, representando o Poder Legislativo, secretários municipais e demais autoridades.
A exposição conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, na modalidade Artes Visuais. Em Mojuí dos Campos, o público pôde conferir registros da Festa da Integração Nordestina de 2025, com destaque para a valorização da cultura nordestina presente no município.
Segundo o fotógrafo Railson Cardoso, o projeto teve início em 2025 após aprovação pela Lei Aldir Blanc, em âmbito estadual.
“Começamos o projeto no início de 2025 e ele contempla a cobertura fotográfica de três grandes eventos culturais do Baixo Amazonas, a Gincana Cultural, em Belterra; o Festival Folclórico, em Santarém; e a Festa da Integração Nordestina, em Mojuí dos Campos. Todo esse trabalho culminou na exposição ‘Panorâmica Amazônica’, que reúne 30 quadros, sendo 10 de cada evento, apresentando um panorama das tradições, da culinária, dos personagens e das histórias que envolvem o nosso povo”, destacou o artista.

Da esquerda para a direita: o vereador Mickael Aguiar, o fotógrafo Railson Cardoso, o prefeito Jailson Alves, a vice-prefeita Suely Araújo e o secretário municipal de Cultura e Turismo Gonçalo Junior. (Foto: Burlamaqui/Estado do Pará News)
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Gonçalo Imbiriba Carneiro Junior, ressaltou a importância da Lei Aldir Blanc como instrumento de fortalecimento cultural.
“Essa exposição demonstra o quanto a Lei Aldir Blanc é grandiosa para fomentar e incentivar os fazedores de cultura. Cultura é um termo singelo, mas que abre um leque enorme de oportunidades, como música, fotografia, audiovisual, culinária e literatura. Este é apenas o início de um grande trabalho. Em fevereiro, provavelmente teremos uma segunda edição”, afirmou.
A exposição “Panorâmica Amazônica” teve início no dia 31 de dezembro de 2025, durante a Feira do Empreendedor, em Belterra. Em Santarém, o projeto passou pelo Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, Barracão Comunitário do bairro Laguinho, Terminal Fluvial Turístico (TFT) e pela orla da cidade, sendo encerrado nesta sexta-feira em Mojuí dos Campos.
Por: Elivaldo Silva/Estado do Pará News. Fotos: Burlamaqui/Estado do Pará News