O município de Óbidos, no oeste do Pará, está mobilizado pelas ações da campanha que marca os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro, vai envolver a sociedade nas discussões de prevenção, acolhimento e abordar os diferentes tipos de violência de gênero.
Na terça-feira (25), uma aula de dança, seguida de uma roda de conversa que teve como tema os cinco tipos de violências que caracterizam a violência doméstica, marcou o início da campanha que será realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semm).
A psicóloga da Secretaria da Mulher, Cássia Rodrigues, destacou que a campanha, além de atender as mulheres assistidas pela Semm, vai levar informação e conhecimento sobre o assunto para outros públicos, como estudantes e moradores da zona rural de Óbidos.
“Vamos falar sobre os cinco tipos de violência, trabalhando com elas, onde elas podem denunciar e onde procurar a rede de apoio que temos a partir do acolhimento desses casos aqui na Secretaria da Mulher de Óbidos. Vamos percorrer escolas, comunidades, realizar outras atividades no auditório da secretaria e vamos continuar ofertando o nosso atendimento especializado para as mulheres que precisarem apresentar as suas demandas. Nossa intenção é chamar a atenção da nossa sociedade para esse tipo de violência que, infelizmente, só cresce no nosso meio”, alertou Cássia.

Cássia Rodrigues, psicóloga da Semm, apresentou as várias maneiras existentes de violência cometidas contra o público feminino.
A dona de casa Jucenilda Monteiro participou da programação de abertura e falou da importância das informações que ela recebeu na roda de conversa.
“O que eu não tinha conhecimento, tô ganhando hoje com muitas informações que eu recebi. Agora eu também posso levar essas informações pra outras que não têm conhecimento nenhum sobre a violência contra a mulher e os nossos direitos”, ressaltou.

Jucenilda Monteiro disse que vai compartilhar os conhecimentos sobre as formas de violência contra a mulher.
Carla Galúcio, servidora pública, participa das aulas de dança todas as semanas na Secretaria da Mulher e fez questão de estar presente na palestra sobre os tipos de violência cometidos contra as mulheres.
“É muito importante participar porque eu vou poder compartilhar com as minhas amigas e colegas que passam por situações e têm medo de vir fazer denúncia. O conhecimento que tivemos aqui no momento da palestra foi importante pra gente conhecer os vários meios que a gente tem de comunicar esses crimes”, disse Carla.

Carla Galúcio destacou a importância de conhecer os meios existentes para realizar denúncias em casos de agressão.
SEMM com eles na construção de relações respeitosas
As atividades da campanha em escolas e comunidades rurais vão contar com a metodologia do projeto “SEMM com eles na construção de relações respeitosas – repensando masculinidades”, idealizado pela Secretaria da Mulher, que propõe uma abordagem educativa e reflexiva voltada para homens de diferentes contextos sociais e profissionais, visando desconstruir comportamentos machistas naturalizados.
O projeto busca promover a igualdade de gênero e fomentar uma cultura de paz, envolvendo homens como aliados na prevenção da violência. Iniciativas semelhantes já demonstraram impacto positivo na redução de reincidência de comportamentos violentos em diversos contextos.
A intenção é, ao formar agentes multiplicadores ao longo dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que a iniciativa deixe um legado de transformar padrões culturais, fortalecendo os direitos humanos e promovendo uma sociedade mais justa e equitativa.

Secretaria da Mulher vai mobilizar a sociedade obidense para prevenir e combater a violência contra a mulher.
Programação
1º de dezembro (segunda-feira)
Palestra do projeto SEMM com eles na construção de relações respeitosas – repensando masculinidades
Turma de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São José
Horário: 15h
2 de dezembro (terça-feira)
Palestra do projeto SEMM com eles na construção de relações respeitosas – repensando masculinidades
Turma de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São José
Horário: 15h
3 de dezembro (quarta-feira)
Palestra do projeto SEMM com eles na construção de relações respeitosas – repensando masculinidades
Turma de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São José
Horário: 15h
8 de dezembro (segunda-feira)
Roda de conversa: violência doméstica e rede de proteção
Local: comunidade Ramal do Refúgio
Horário: 18h
9 de dezembro (terça-feira)
Roda de conversa: violência doméstica e rede de proteção
Local: comunidade Cipoal
Horário: 18h
10 de dezembro (quarta-feira)
Roda de conversa: violência doméstica e rede de proteção
Local: auditório da Secretaria da Mulher
Horário: 18h30.
Por: Érique Figueirêdo/ASCOM-PMO. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém
