A Prefeitura de Óbidos, por intermédio da Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), finalizou nesta terça-feira (29) a operação de recuperação do ramal que dá acesso à comunidade Campina.
Os trabalhos da Seurbi avançaram por 5 km com ações de aterramento, nivelamento e terraplanagem. Em um dos pontos mais críticos da estrada, devido à existência da nascente de um igarapé, a equipe precisou aterrar o perímetro e construir um acesso para dar vazão por meio de tubos de ferro.
Raimunda Vasconcelos, moradora da localidade onde estão concentradas mais de 20 famílias que usam diariamente o ramal, falou sobre as condições precárias em que se encontrava o acesso.
“Nossa situação aqui era muito difícil, na maioria das viagens tínhamos um prejuízo no carro. Nós sempre ficávamos preocupados quando precisávamos ir à cidade. Trabalho vendendo polpas de frutas e a nossa produção ficava parada. Me lembro uma vez uma vizinha que ficou doente e tivemos que carregá-la numa rede porque o carro não conseguia atravessar um certo ponto do ramal. Agora, a nossa realidade mudou, o ramal está ótimo”, agradeceu.
Raimundo da Gama, nascido e criado na comunidade Campina, comentou que a vida dos moradores antes da recuperação do ramal era muito difícil.
“Reunimos com o Prefeito e pedimos para ele ajeitar o nosso ramal. Nossa situação era crítica. Agora, em sete minutos, a gente chega na cidade, antes era quase meia hora. Para vender a nossa produção de paçoca, eu pagava em um frete oitenta reais, e às vezes nem conseguia porque eles não queriam vir, hoje pago só quarenta reais”, lembrou o comunitário.
De acordo com a secretária Máira Souza, os trabalhos da Seurbi vão seguir para outras regiões.
“Esse trabalho leva em consideração um planejamento que é realizado, e que geralmente é feito a partir das solicitações feitas diretamente ao prefeito Jaime Silva, como foi esse caso da Campina. Trabalhamos com foco em realizar um trabalho duradouro, apesar de saber que a situação agrava no período das chuvas. Mas, esse nosso planejamento, com o emprego da maioria do nosso maquinário nos trabalhos, tem gerado bons resultados”, finalizou a secretária da Seurbi.
Por: Rangel Pessoa e Érique Figueirêdo, com fotos de Odirlei Santos/ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém