A Secretaria de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal, realiza a Jornada Pedagógica Indígena 2025, cujo tema principal é “Educação Escolar Indígena: Um Olhar para a Alfabetização Bilíngue”.
O evento está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juliano Kirixi, na Aldeia Karapanatuba, com início na quinta-feira, 03/04, contando com a presença da secretária de Educação, Luziane Pereira, lideranças indígenas e do governo municipal, além dos representantes do povo, dentre eles o Presidente em exercício da Casa de Leis, Everton Araújo, acompanhado dos pares Everton Sales e dos vereadores da bancada indígena: Sandro Waro Munduruku, Eliziário Kirixi Munduruku e Zenildo Saw Munduruku.
A programação do evento seguirá com diversas palestras e oficinas, com o objetivo de proporcionar aos docentes atualizações na gestão de suas aulas, tornando-as mais atraentes. Os temas abordados nesse evento incluem: gestão escolar, alfabetização do Pará, programas e projetos educacionais, educação especial e saberes indígenas na escola, abrangendo bilinguismo, interculturalidade e educação escolar indígena. Os palestrantes são Reuma de Sá Almeida Barros (Professora de Filosofia e especialista em supervisão escolar, orientação educacional e gestão escolar, pela UNIOESTE de Cascavel, PR); Margaret Ferreira Aguiar (Especialista em Psicologia Educacional – FUSV, Brasil, e em Metodologia do Ensino – UFSC), Iranei dos Reis Silva, além da equipe de docentes especializados na SEMECD.
A alfabetização bilíngue em escolas indígenas exige que os processos de ensino e aprendizagem valorizem a língua materna como língua de instrução, garantindo que os estudantes dominem inicialmente a sua própria língua, para posteriormente desenvolverem habilidades na língua portuguesa; além disso, essa abordagem fortalece o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, permitindo que adquiram conhecimentos científicos e culturais sem perder os vínculos com suas raízes”, destacou o prefeito de Jacareacanga.
A Jornada Pedagógica tem como objetivo promover reflexões e práticas pedagógicas que fortaleçam a educação escolar indígena, com ênfase na alfabetização bilíngue. Segundo a titular da SEMECD, Luziane Pereira, esta edição abordará estratégias didáticas, produção de materiais específicos e valorização dos saberes tradicionais. “Essa é uma oportunidade para reunir educadores, lideranças indígenas e especialistas, compartilhando experiências e construindo caminhos que contribuam para a formação integral dos estudantes indígenas, respeitando sua identidade cultural e promovendo o fortalecimento da língua e dos valores do povo Munduruku.”
O encerramento do evento está previsto para este sábado, 05 de abril, às 14h, após a realização de oficinas ministradas por Iranei dos Reis Silva, mestra em educação inclusiva pela UNESPAR e pós-graduada em coordenação pedagógica pela UFOPA.
Fonte: Amanda Lago – Assessora de Comunicação da PMJ (DRT: 0002592) | Fotos: Cristiano Santos (ASCOM/PMJ)