O Mangueirinho voltou a ser palco de um evento internacional com a presença da Seleção Brasileira, desta vez a de Basquete Masculino. Na noite de quinta-feira (21), o time brasileiro entrou em quadra e venceu o Uruguai por 71 x 65 pelas eliminatórias da Americup 2025.
“É especial poder receber a seleção brasileira masculina, poder prestigiar o Brasil nessa caminhada rumo à Copa América e poder aproveitar dessa estrutura extraordinária do Mangueirinho, que certamente se consolida como uma das praças mais qualificadas para receber eventos dessa grandeza. Estamos estimulando através do esporte que a comunidade possa viver momentos de entretenimento da nossa capital, no nosso estado”, destacou o governador Helder Barbalho.
O autônomo Claudio Reis falou da alegria de estar no Mangueirinho com o filho. “É a primeira vez aqui, e eu vim junto com o meu filho Jhetron que tem 12 anos. Escolhi vir hoje porque é a nossa seleção, né? Então, merece. Todo brasileiro tem que estar aqui. O Mangueirinho é muito agradável, excelente. Ar condicionado, o som, tudo muito bom. Nós merecemos, né? O paraense merece esse tipo de evento aqui. É show de bola, nota dez”, elogiou o participante.
Lucas Romano de 24 anos, jogador de basquete desde os 18 anos, hoje integrante da equipe do Projeto Basquete do Amanhã (PBA), de Belém, falou da alegria em ter a oportunidade de assistir seus ídolos do basquete nacional de perto. “É hoje, é Brasil na veia, na mente, e domingo, mesmo esquema: vamos estar aqui e torcer. É um esporte que eu amo, que mudou a minha vida, não tem preço ver esses caras que eu só vejo pela internet. A atmosfera é incrível no Mangueirinho”, disse o jovem atleta.
O jogador de basquete paraense, Lucas Romano demonstrando sua torcida pelo jogador Reynan
A vitória em Belém, na Arena Guilherme Paraense, garantiu a classificação da equipe brasileira, que agora tem vaga no torneio AmeriCup, que será realizado em agosto de 2025, na Nicarágua.
O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, cita a importância do evento no estado. “Receber mais uma vez uma seleção brasileira em solo paraense, demonstra a efetividade do trabalho do Governo do Estado em inserir o Pará na rota dos eventos esportivos internacionais e aqui nós temos o que há de melhor em equipamento esportivo”, disse.
ACESSIBILIDADE
Os cadeirantes que participaram do evento contaram com visão privilegiada de dentro da quadra e o atleta da paradança Elielson Souza, frisou o sentimento de estar presente pela segunda vez, em jogo de basquete da seleção brasileira no Mangueirinho. “Para mim que sou paratleta, hoje estar aqui num espaço totalmente acessível, assistindo a Seleção Brasileira, que eu tenho vários ídolos, como o Elinho, o Caboclo… Só resta agradecer ao Governo do Estado, a Secretaria de Esporte e Lazer, que está nos presenteando hoje de um trabalho tão maravilhoso que a Seleção Brasileira está fazendo em Belém do Pará, sendo o palco de mais um jogo da Seleção, sinceramente, é algo pra gente de grande alegria”, afirma Elielson.
O Mangueirinho
A Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) recebeu, pela segunda vez, um evento da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Em fevereiro deste ano, a praça esportiva foi palco dos jogos da seleção brasileira de basquete feminino, pelas eliminatórias da olimpíadas de Paris.
Desde a reconstrução interna o Mangueirinho, agora conta um novo piso, ele é classificação tipo A da Federação Internacional de Basquetebol com cinco mil amortecedores, madeira importada, permitindo melhor jogabilidade para os atletas. A Arena tem capacidade para mais de 11 mil torcedores, totalmente climatizada e conta com placar eletrônico multimídia.
No próximo domingo, 24, às 20h, a seleção brasileira retorna ao Mangueirinho para jogar contra o Panamá. Os ingressos estão sendo vendidos pelo site ingressos.sa.
Com informações da Agência Pará