O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, receberam na segunda-feira, dia 25 de novembro, os prefeitos e prefeitas eleitos dos 144 municípios paraenses, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
A proposta do encontro foi qualificar os eleitos e eleitas com palestras sobre os desafios a serem enfrentados, promovendo troca de experiências e esclarecimentos para uma gestão qualificada.
Este foi o primeiro encontro realizado pelo Governo Estadual com os gestores municipais eleitos e reeleitos dos municípios paraenses e que ainda no primeiro ano de gestão irão vivenciar a COP 30).
O evento também foi uma demonstração do desejo de trabalhar de forma integrada e colaborativa, para garantir o acesso da população a programas e ações, além de fortalecer a gestão pública.
O prefeito eleito de Santarém, Zé Maria Tapajós (MDB), acompanhado do vice-prefeito Carlos Martins (PT) estiveram participando desse encontro, que debateu além das gestões públicas, assuntos como meio ambiente, bem como a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, na capital paraense.
Além do Governador Helder, da vice-governadora Hana Ghassan, prefeitos e prefeitas, o evento contou com integrantes da bancada Federal e Estadual, bem como de representantes do Governo Federal para orientar sobre captação de recursos e projetos.
SIMPÓSIO PROMOVIDO PELO TCM-PA
Zé Maria Tapajós e Carlos Martins também participaram, em Belém, do Simpósio para o Fortalecimento da Gestão Municipal no Pará 2025-2028, promovido pelo TCM-PA.
“Entre as palestras, destaco a do ministro Luiz Roberto Barroso, que abordou ética, transparência e eficiência fiscal, além da fala do governador Helder Barbalho, que compartilhou estratégias para o desenvolvimento sustentável das cidades. Este evento reforça o compromisso que tenho, junto ao Zé Maria, em trabalhar por uma gestão pública eficiente, transparente e focada nas necessidades da nossa população”, disse Carlos Martins.
Fonte: Portal Santarém