A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), expandiu a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) para toda a população acima de 6 meses de idade, a partir desta segunda-feira, 11. Anteriormente, a campanha, que começou em 2 de setembro, era destinada apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, com prazo até 8 de outubro. A meta inicial era imunizar 90% dos grupos prioritários, que totalizavam 144.837 pessoas. No entanto, apenas 33,88% desse público foi vacinado, correspondendo a 42.711 pessoas. Com a baixa adesão, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a imunização visando aumentar a cobertura vacinal.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana, planalto e rios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para se vacinar, basta apresentar CPF, carteira de vacinação e cartão SUS.
A coordenadora da rede de frio, Katia Moura, reforça a importância da imunização, especialmente com a aproximação do período chuvoso, que costuma elevar os casos de doenças respiratórias.
Kátia Moura: “Vacina é medida eficaz para prevenir a gripe e evitar complicações”.
“A campanha de vacinação contra a gripe começou em setembro, inicialmente voltada aos grupos prioritários, mas, infelizmente, a adesão ficou abaixo do esperado. Diante disso, o ministério da saúde ampliou a vacinação para toda a população, reforçando a importância dessa proteção. A vacina é uma medida eficaz para prevenir a gripe e evitar complicações graves de saúde”.
Por: Katrine Bentes/Ascom-Semsa
Fonte: Portal Santarém